sábado, 18 de fevereiro de 2012

Literatura sombria


                 Em uma beleza percebida     por uma sensibilidade fantástica e mórbida haveria uma esperança de se experimentar algo especial, separado só para seus olhos. Seria muito simples se falar em fuga da realidade. Não que isso deponha contra a qualidade estética de determinadas obras de arte. Mas o pensamento por trás do uso tradicional desse termo, em crítica literária, é de que haveria correspondência entre um trabalho nesses moldes e uma fase, diz-se, inferior no desenvolvimento de um artista.       Mas o que dizer de Werther, René, Macário, A noite na taverna, O veneno das flores e outros? Para não falar das obras em si, há um livro fundamental na história da crítica literária como A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Sem contar vários textos a serem encontrados desde o prerromantismo europeu. Há quem diga que uma literatura realmente exploradora de uma sensibilidade alternativa, que influenciará a literatura romântica dos países mais importantes culturalmente na Europa, tem origem na Inglaterra. É a chamada “Graveyard School”, obras precursoras como Night-thoughts on life, death and immortality e autores como Thomas Gray.