sábado, 12 de março de 2022

BLADE RUNNER

 Filme com fotografia e ambientação maravilhosos. Sempre à noite e com chuva. Esses são os elementos que acho perfeitos no filme Blade runner. Eu o vi logo após da leitura de Androides sonham com ovelhas elétricas?, romance em que ele se baseia em alguma medida.

O que eu acho que ficou a dever no filme foi um problema de roteiro. A disparidade de força física entre os androides e os humanos era muito grande para o caçador de recompensas Rick Deckard conseguir sobreviver pelo menos ao segundo dos humanoides - ele enfrentou quatro. 

Confesso que fiquei torcendo para o romance entre a androide Rachael e Deckard. A relação foi turbulenta e com final abrupto no livro, mas no filme o tratamento foi para que o romance se desenvolvesse. Dentro da minha fantasia, as inteligências artificiais merecem uma chance. No filme de Spielberg, I.A., pode-se considerar que, após conviver com os humanos, elas sobrevivem a eles por coisa de milênio. Ao ponto de investigarem, a partir das memórias do último androide vivo que esteve conosco, como nós éramos.

Nenhum comentário: