terça-feira, 8 de março de 2022

MIDNIGHT ODYSSEY



Enquanto realizo um trabalho que não exige muita reflexão, sobra concentração para ouvir um pouco de música. Fiz uma escolha feliz ao encontrar algo que me desse prazer. Eu já conhecia o álbum Funerals from de astral sphere, do Midnight Odyssey, de uma ou duas audições. Ele reúne o clima sutil de um teclado de fundo e camadas também sutis do instrumental e do vocal do black metal. Pelo menos nesse disco, essa combinação me agrada. E olha que o álbum tem mais de duas horas

O caminho que eu percorri para chegar no disco do Midnigh Odyssey foi uma pesquisa que fiz há muitos anos dentro do gênero do funeral doom metal. Na época, estava escrevendo minha tese de doutorado, que tratava de temas sombrios colocados em relevância pelo romantismo. Depois de um dia cansativo de trabalho, precisava de um ambiente estimulante para estudar e escrever. Desligava todas as lâmpadas, acendia velas por toda a casa e em torno do meu material de estudo e gastava um tempo pesquisando alguma trilha sonora. Havia já um álbum de que gostava muito, o Antithesis of light, do Evoken, na linha de som de que estou falando. A partir dele, montei uma lista com os nomes básicos do estilo como Thergothon, Disembowelment, Ahab, Skepticism. Há alguns não mencionados de que eu gostava muito, mas cuja relação de nomes e discos eu perdi.

Um problema que há em ouvir música e trabalhar é se você não tem um equipamento com som muito claro ou se precisa se concentrar muito na sua tarefa. Se montar uma lista grande de discos para ouvir, acabará por não ter nem cinquenta por cento da experiência que a audição de tudo isso poderia lhe proporcionar. Para mim, é difícil sair desse ciclo. No final do dia, tenho algumas horas de folga. Mas, nesses momentos, minha disposição maior é para assistir filmes e ler romance.

Nenhum comentário: