quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Santa Teresa de Ávila - Fundações

Já em "Fundações", a edição que tenho, a da Edições Shalom, é uma tradução com linguagem simplificada, visando a um público menos exigente, que, especificamente, teria maior interesse em edificação espiritual do que cultural.

Eu queria ler esse livro para me inteirar de todo o itinerário percorrido por Santa Teresa até a escrita da considerada sua obra prima "Castelo Interior ou Moradas". Seria a pedra de toque para a composição do texto - e até de parte do espetáculo - do monólogo com que sonho me apresentar no ETA (Estúdio de Treinamento Artístico). Agora, me vejo em dúvida, por alguns dias, sobre devolver "Fundações", ou consultá-lo como documento do período - o mais dramático, inclusive - da vida de Teresa, no qual elaborou sua obra mais acabada.